O Brasfoot é um grande manager de futebol, apesar de sua simplicidade o Brasfoor é um dos jogos mais emblemáticos lançados até hoje no Brasil. Sua inteligência artificial é debatida em vários fóruns e grupos de programação. O jogo é leve, mas com sistemas completos e muitas coisas precisam ser analisadas.

Nesta primeira série de postagens de 2018 estaremos analisando uma das principais coisas que caminham conosco em nossas carreiras, as negociações. E falaremos hoje sobre a renovação de contratos.



Você já conhece o Grupo Brasfooteiros? É o primeiro e mais tradicional espaço livre no Facebook exclusivo para jogadores de Brasfoot. Participe de campeonatos, discussões, compartilhe sua carreira e receba no seu feed novidades do Brasfoot 2018. Acesse: www.facebook.com/brasfooteiros

Com suas últimas modificações o Brasfoot nos trouxe bons assuntos para debates e análises, o principal em minha opinião são as renovações de contratos. Recebi muitas mensagens (uma) perguntando-me sobre as renovações de contratos e porquê devemos realiza-las.

Lionel Messi, recentemente renovou seu contrato até 2021 com o Barcelona


Desmarque a renovação automática urgentemente!

Eu falei ali em cima que o Brasfoot é um jogo completo, um jogo inteligente e muito dinâmico e eu confirmo isso com a quantidade de opções que você tem dentro do jogo: competições, fórmulas de disputa, contratos mensais ou semanais e existem muitas outras opções que você pode alterar. A primeira dica que eu te dou nesta postagem é desmarcar a renovação automática de contrato.

Muitos acreditam que a renovação de contrato automática garante ao brasfooteiro uma economia de tempo interessante, afinal você não vai se preocupar com a simples renovação de contrato e todos os seus jogadores estarão livres para o jogo, certo?

O problema que o Manual do Brasfoot está errado, o Emmanuel está errado, melhor dizendo, nós que estamos errados. Mais do que ler um manual ou lembrar das características das versões anteriores, precisamos entender que nós somos os maiores conhecedores do jogo, somos nós brasfooteiros que devemos jogar, inventar, precisamos ter experiências com o Brasfoot.

Ter experiência não significa que você precisa ser erudito, conhecer todas as características do jogo, ter experiência com Brasfoot é saber que sua simplicidade é o que faz dele ser bom. Que mesmo você já ganhando centenas de vezes os principais campeonatos, ter comprado os melhores jogadores sempre, você ainda sente vontade de jogar, de conhecer e de ajudar.

A renovação de contrato é importante, mas a renovação automática é sistemática, muitos se enjoam do jogo porque fazem das partidas e de suas carreiras algo automático, o jogar por jogar não funciona com Brasfoot; Precisamos fugir das coisas automáticas e começarmos a buscar as coisas manuais, precisamos nós mesmos criar e deixar de buscar as coisas já feitas.

A renovação automática era muito útil quando os jogadores ficavam impossibilitados de disputar partidas por causa da expiração de seus contratos, hoje já é possível disputar partidas com jogadores sem contrato. Vejo muitos ‘eruditos’ do Brasfoot reclamando sobre isso, mas é preciso mudar a perspectiva, jogadores sem contratam continuam recebendo normalmente seus salários dentro do jogo.

Sabe o que muda jogador sem contrato? Você pode vender ele sem multa por quebra de contrato. É simples, chega de conversa mole, de postagens reclamando do jogo, mesmo com pequenos erros o Brasfoot anda muito próximo da realidade do nosso país. Afinal, diversos times atrasam salários, direitos de imagens, depósitos do fundo de garantia.

O problema da renovação automática é que ‘atletas’ definem o quanto vão receber de salários, durante a temporada seu jogador pode se destacar, ser artilheiro, conseguir a Bola de Ouro, a fase do time. São diversos fatores que influenciam no quanto seu time vai pagar, mas é preciso manter o pulso firme e você mesmo atuar na negociação do contrato do jogador.

Cristiano Ronaldo é um exemplo claro de insatisfação salarial, o mesmo busca ter o maior salário do mundo


Pare de receber spams

A caixa de mensagens do Brasfoot é a forma direta de contato entre diretoria e manager, onde recebemos informações variadas sobre o nosso clube, contudo, o Emmanuel dos Santos ao longo das versões diminuiu a exploração dessa questão no Brasfoot e hoje a caixa de entrada serve unicamente para recebermos a mensagem de boas vindas da diretoria e avisos de términos de contratos.

As mensagens de términos eram importantes no passado, atualmente elas se tornaram tão irrelevantes que bloquear o recebimento delas é algo muito útil para o brasfooteiro. Mais do que não receber spams, a desabilitação dessas mensagens faz com que você economize dinheiro na renovação de contratos.

Deixe o tempo passar



O jogador que tem contrato vigente solicitará um salário maior caso busquemos a renovação, mas quando o contrato vence, o jogador aceita até mesmo salários menores na renovação. Isso é muito importante para economizarmos em nossa folha salarial.

Por exemplo:

O contrato do Rakitic falta algumas semanas para se encerrar, recebemos uma mensagem e vamos correndo renovar com o jogador. Enviamos uma proposta de seis meses para o jogador e ele que recebia 100 mil pede agora 110 mil, afinal ele está voando no Barcelona.

Se esperarmos o contrato do jogador ser encerrado abriremos três possibilidades:

  • Vender o jogador sem multa de rescisão de contrato; 
  • Não renovar e aceitar o atual salário do atleta;
  • Renovar o salário do jogador conseguindo reduzi-lo consideravelmente.


Tenha paciência, essa é a chave que precisamos ter em nossas carreiras, o tempo no Brasfoot é extremamente rápido, então não se preocupe em ser adiantado, se preocupe em fazer as coisas no tempo certo.



Mais do que se importar com os nossos atletas, a negociação é a arma e o escudo para sua saúde financeira dentro do Brasfoot, vimos hoje a importância da renovação de contrato e o que será que veremos na próxima postagem? Participe nos comentários!

Atenciosamente, 
Kaique Lira