O Brasfoot vem evoluindo gradativamente ao longo dos anos, novas funções, campeonatos, design, muita coisa mudou, mas uma coisa não muda: a quantidade de bugs do jogo. Sejam erros de programação, falhas de sistema ou simplesmente funcionalidades e características que não se encaixam perfeitamente, causando assim discordâncias digamos curiosas dentro do game.

Uma dessas discordâncias pode ser conferida clicando abaixo, garanto que você irá se surpreender: 


Kleiton Nunes administrador do portal Arena dosManagers disse em uma discussão no fórum que se não tem bug não é Brasfoot. Essa frase com tom de humor é a mais triste realidade do jogo, o Brasfoot tem erros e dificilmente teremos um jogo 100%. Contudo isso não significa que o produto seja ruim, dentro da proposta inicial o Brasfoot é o melhor jogo de sua categoria, superando seus concorrentes e o europeu e percursor Elifoot.

Muitas falhas e bizarrices do jogo trazem durante nossa jogatina momentos de descontração e de risadas, muitos fatos chegam a ser engraçados, o Fernando Monteiro em 2011 criou uma série com imagens enviadas pelos visitantes do Brasfoot Análises com algumas dessas loucuras, bugs e erros que sempre acontecem, você pode vê-las depois clicando aqui.

A partir do Brasfoot 2017 o sistema de seleções vem sendo aprimorado pelo criador do jogo Emmanuel dos Santos, o mesmo acrescentou ao jogo as eliminatórias para a Copa do Mundo, a possibilidade de marcar amistosos com outras seleções e a possibilidade de convocação a qualquer momento do save. Muitas dessas alterações foram solicitadas durante muito tempo pelos parceiros da PEB (Parceria Evolutiva do Brasfoot) que conseguiram ser atendidas pelo criador do jogo.

A aposentadoria no Brasfoot

Zé Roberto, jogador que se aposentou ao final do Brasileirão de 2017 

A partir dos 32 anos o jogador começa a perder gradativamente sua força, valor no mercado e sua energia diminui rapidamente em comparação aos atletas mais novos, abre-se então a possibilidade de aposentadoria do jogador. Quando você opta por isso o jogador aposentado pode ou não se tornar técnico e você ganha a possibilidade de ter mais um júnior na academia de juniores, onde pode treiná-lo, promovê-lo e no futuro ele pode se tornar um dos melhores jogadores disponíveis em seu save.

Contudo um jogador que alcança essa faixa de idade ainda pode agregar muito para seu time e para a seleção do seu país com experiência e habilidade superior a dos demais e temos exemplos reais disso: Buffon, Ibra, Iniesta e Rafa Marques que se sobressaem sobre seus companheiros de seleção.

Sistema de convocações



Como disse anteriormente o sistema de convocações foi alterado, o que antes era realizado antes do inicio dos torneios entre países hoje pode ser realizado diversas vezes durante a mesma temporada, ou caso você se sinta a vontade, pode manter a mesma base das convocações passadas alterando dois, um ou nenhum jogador da lista.

Essa possibilidade de não haver necessidade de criar do zero a lista de convocados abre uma lacuna entre o sistema de convocações e o sistema de aposentadorias que você pode aproveitar e continuar com grandes medalhões em sua lista. Não, você não pode ter no trio de ataque com o Romário, o Ronaldo e o Pelé, assim como é no FIFA, mas você pode contar com veteranos que podem te trazer vantagens ou desvantagens.

FIFA 18 trouxe a possibilidade de jogarmos com craques do passado em diversas fases de sua carreira

A aposentadoria do jogador exclui a possibilidade do mesmo atuar por qualquer equipe e permite que o mesmo possa assumir o cargo de técnico. Entretanto, caso ele esteja na lista de convocação da sua seleção o mesmo pode atuar livremente.

O goleiro Júlio César e o zagueiro Juan aposentados defendendo a seleção brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo

As convocações são feitas manualmente pelos times com treinadores humanos e os times não humanos realizam suas convocações em intervalos de tempo. 
Caso o jogador se aposente durante este intervalo o mesmo pode atuar livremente pelo seu país até que uma nova lista seja feita pela máquina onde ele será removido automaticamente. Porém, você treinando uma seleção pode permanecer com um mesmo jogador aposentado durante anos, pois o jogo não remove nenhum atleta da lista de convocação, mesmo ele machucado.

Para você entender melhor:

Na minha primeira lista de convidados da seleção brasileira convoquei o zagueiro Juan, o mesmo pendura suas chuteira após uma temporada, porém continuará na minha lista de convocados até que seja removido, ele estará sem clube, não receberá salários, mas continuará defendendo o Brasil.
Evidente que como citado lá em cima, o jogador perderá força e cansará mais rápido o que pode prejudicar o rendimento da seleção durante os jogos, mas você pode aproveitar bem essa situação caso assuma uma seleção de um jogador só, como: País de Gales (Gareth Bale), Austrália (Cahill) ou Peru (Guerrero).

Fica a dúvida se isso será notado e corrigido pelo Emmanuel dos Santos ou se teremos essa falha como bônus extra em nossa jogatina.

Atenciosamente,

Kaique Lira


Você já conhece o Grupo Brasfooteiros? É o primeiro e maior espaço livre no Facebook exclusivo para jogadores de Brasfoot. Participe de campeonatos, discussões, compartilhe sua carreira e receba no seu feed novidades do Brasfoot 2018. Acesse: www.facebook.com/brasfooteiros